Matheus Vianna Barreto de Fraipont
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio e na terceira série / pré-vestibular?
Matheus: Nas duas séries iniciais do Ensino Médio, tínhamos provas praticamente todas as semanas, então meus estudos eram sempre direcionados para a próxima prova, o que eu não recomendaria hoje em dia, mas fazia na época por falta de maturidade em relação aos estudos. Estudava cerca de 2 ou 3 horas por dia, sempre visando à próxima prova.
Já, na terceira série, como a maioria dos alunos do Darwin, mudei quase que por completo minha rotina de estudos. Nos dias de semana, depois das aulas do período da manhã e após o almoço, eu começava imediatamente a estudar e seguia até a hora em que a escola fechava.
Você reservava algum tempo para lazer?
Matheus: Sim, nas noites de sábado e nas de domingo.
Você estudava nos finais de semana?
Matheus: Sim, aos sábados estudava como se fosse um dia de semana normal, com aulas de manhã, e estudo individual a tarde inteira. Já aos domingos, eu reduzia um pouco o tempo de estudo, passando só um pequeno período da tarde estudando.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Matheus: No final da 2ª série. Optei por cursar Direito, já que era o curso que mais me atraia, por conta dos assuntos relacionados à área de humanas e em que eu me via atuando no futuro.
Em que época você estudou mais? Atualmente, na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?
Matheus: Em questão de horas seguidas sentado e tentando absorver o máximo de conteúdo possível em menor tempo, já que eu me preparava para o Enem, acredito que estudava mais na época da 3ª série. Isso não quer dizer que a gente estude muito menos na Universidade, mas o jeito como estudamos é bem diferente, com maior profundidade e buscando conhecimento que aplicaremos em nossa vida pessoal e profissional, diferente do 3° ano, em que, na maior parte do tempo, nos preocupamos mais com o vestibular. Além disso, na Universidade não temos toda a pressão de passar no vestibular e da concorrência por um pequeno número de vagas.
Qual a sua opinião sobre a adoção do SISU pela UFES?
Matheus: Minha opinião sobre o SISU não é completamente formada, principalmente tratando do caso específico da UFES. Um dos grandes problemas que vi na adoção do sistema pela nossa universidade foi a forma como essa adoção foi feita, com uma certa “ameaça” de mudança que durou alguns anos e nunca ocorria de fato. Depois, com o ano letivo já em andamento e com alunos já se dedicando às provas discursivas (inclusive eu), a UFES adotou o SISU, contrariando a vontade de boa parte dos vestibulandos que pretendiam estudar lá.
Além da forma como foi feita essa adoção, outro ponto ruim que vejo na utilização do SISU pela UFES consiste no enorme aumento da concorrência pelas vagas já escassas em nossa única Universidade Federal, aumento que se deve à possibilidade aberta pelo SISU para a concorrência de alunos de todo o país por vagas aqui.
Porém, um ponto positivo que experimentei com a adoção do SISU pela UFES foi a abertura de um maior número de possibilidades de cursos que o aluno pode usar para entrar na Universidade, e não apenas um, como ocorria na época das discursivas.
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