Camilla Bastos, estudou o Pré-Vestibular – Unidade de Vila Velha (2014).
Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série? Você reservava algum tempo para o lazer? Você estudava nos finais de semana?
Camilla: Cursei o meu Ensino Médio estudando apenas para as provas obrigatórias, mas sempre procurei fazer olimpíadas extracurriculares, só para testar conhecimentos. Na terceira série, a minha carga horária de estudos mudou: passei a estudar regularmente todos os dias, por volta de 6 horas diárias, além da sala de aula.Apesar de ir para as aulas matinais aos sábados, sempre reservei um tempo para lazer nos finais de semana. Fazia todas as tarefas de casa aos sábados e tirava os domingos para sair com os amigos e para descansar. Para mim, o lazer e o esporte são tão fundamentais quanto os estudos, pois aliviam o estresse da semana anterior e nos ajudam a ter uma próxima semana mais produtiva e melhor.
Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Camilla: Primeiramente, optei pelo curso de Medicina. Passei o meu terceiro ano estudando na área de Biomédicas, focando apenas em universidades federais. No ano seguinte, no pré-vestibular, percebi que Medicina não era um sonho e que a minha personalidade se encaixava melhor na área de Humanas. Então, optei pelo curso de Direito. Foi um período difícil, pois foi de adaptação à minha nova escolha e ao meu novo plano de estudo. Contudo, hoje tenho a certeza de que foi a melhor decisão que tomei, pois realmente me identifiquei com o curso de Direito e, hoje, não me imagino fazendo outra coisa. Acredito que a escolha do nosso futuro profissional é sempre um assunto que envolve muitas dúvidas e muitos questionamentos. Nem sempre estamos preparados para escolher o que faremos pelo resto de nossas vidas, portanto não devemos nos envergonhar de mudar. O meu conselho é: opte pelo o que realmente lhe faz feliz e o sucesso o seguirá.
Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?
Camilla: Acredito que tenha estudado mais durante a terceira série do Ensino Médio, pois queria um curso muito concorrido e sabia que deveria estudar muito para conseguir ingressar nele. A faculdade também requer muito estudo, mas se torna mais prazeroso estudar aquilo de que se gosta.
Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?
Camilla: No ano anterior ao do pré-vestibular, eu passei por uma série de mudanças familiares em casa, o que me fez ficar ausente por certo tempo e acabou desviando o meu foco durante o ano letivo. Acredito que tenha faltado, então, uma maior constância nos estudos. A constância e o foco são fundamentais nesse período de preparação.
Darwin: A inclusão do Enem substituindo a 1ª etapa do Vestibular da UFES foi boa no seu entender?
Camilla: Para mim não mudou muita coisa, pois já entrei na terceira série depois de a mudança ocorrer. Então, não conheci o vestibular da UFES tendo primeira fase própria. Tive tempo de me preparar já de acordo com o novo plano de ingresso na universidade, então não sei me posicionar quanto a essa mudança.
Notícias Relacionadas
Atenção! A Gincana Esportiva de Vila Velha vai começar! 23 de junho de 2022
Por que estudar no Darwin? 29 de outubro de 2021
Aulas suspensas na unidade Vila Velha a partir desta segunda-feira (15/03) 14 de março de 2021
Aulas remotas na unidade Vila Velha nesta segunda-feira (08) 7 de março de 2021
Conheça as escolas
mais próximas a você!