Já está no ar a Rede Social do Darwin, em uma parceria com o Portal Educacional. A partir dela, de forma privada, alunos e professores do 2º ano do EF à 2ª série do EM podem interagir em um ambiente virtual com o objetivo de socializarem informações relacionadas ao dia a dia escolar. A participação na Rede Social também prevê desenvolver no aluno comportamentos e cuidados específicos que se deve ter ao lidar com essa ferramenta,seja no ambiente privado ou não.
Para participar da Rede Social, os alunos receberam um treinamento no mês de março com a equipe de Informática Pedagógica. Durante esse momento, foi realizada uma abordagem sobre os perigos existentes nas Redes Sociais. Além disso, foram explicadas as Normas de Conduta de
Rede Social, bem como o uso de imagens e cuidados com as fontes. Na Rede Social, alunos e professores podem interagir sugerindo vídeos, materiais extras, pesquisas e tantos outros relacionados ao conteúdo escolar.
A comunicação entre os usuários da Rede Social acontece dentro do grupo e não existe mensagem privada. É importante destacar, que, inicialmente, os alunos só têm contato com os colegas da mesma sala. A aluna Nicole Wandekoken Soares, do 6º ano A/VV, é uma usuária assídua da Rede Social e destaca: “Acesso todos os dias e posto o que a minha turma tem de tarefa de casa para fazer. É uma forma de ajudar meus colegas”.
Em relação às Normas de Conduta na Rede Social, o Darwin, juntamente com a assessoria jurídica e a equipe pedagógica, elaborou o termo que pode ser acessado no próprio Portal Educacional e nas salas de aula. “É importante destacar que a indisciplina que ocorrer dentro do ambiente da Rede Social será encaminhada para a Coordenação Disciplinar, que tomará as providências necessárias”, destacou o coordenador da Informática Educacional, Conrado Sena de Alencar.
Diariamente, a equipe de Informática Educacional, a Supervisão, a Orientação e os professores tutores fazem o monitoramento da Rede Social. Os pais podem acessar o perfil do filho no Portal Educacional e digitar no campo usuário o próprio CPF (cadastrado na matrícula)
e os quatro primeiros números no campo senha.
Estimule seu filho a participar da Rede Social Darwin!
Conheça as escolas
mais próximas a você!