Durante o 1º e o 2º ano, sempre tive o compromisso de estudar para ir bem nas provas, entretanto, como a maioria dos alunos, não tinha o hábito diário de estudo. Normalmente estudava um dia antes da prova ou no máximo dois, dependendo das matérias da avaliação da semana. Mas, de certa forma, sempre estudava, mesmo que indiretamente, ao fazer os exercícios da Tarefa Mínima.

Em 2009, eu tive um tempo para lazer bem reduzido pelo fato de estudar em turma integral. Portanto, durante a semana, era bem difícil tirar algum tempo para fazer algo para meu lazer, pois como moro em Vila Velha, chegava tarde em casa e o tempo que me restava da noite eu acabava estudando. Entretanto, nos finais de semana, sempre reservava um tempo para relaxar, mesmo que fosse para ficar em casa sem fazer nada.

Durante esse período, acabei criando um hábito de estudo muito eficaz que era o seguinte: anotava todas as matérias que os professores davam todo dia. Quando chegava em casa, à noite, minha meta era revisar tudo que havia sido passado em sala de aula. Caso não cumprisse minha meta, aí sim estudava o que faltava no final de semana, mas eram poucos os sábados ou domingos que eu ficava o dia inteiro estudando. Entretanto uma revisãozinha no domingo à noite era inevitável.

A opção pelo curso que faço atualmente, na verdade, foi um desafio para mim, pois não tenho ninguém em minha família que cursou engenharia. Mas desde pequena sempre tive muito interesse pelas matérias de exatas, portanto sabia desde sempre que seria engenharia e foi difícil escolher qual delas. Mas após fazer algumas pesquisas, acabei escolhendo por civil por achar que havia uma maior afinidade.

Antes, quando me falavam que passar no vestibular era a parte mais fácil, eu não acreditava. Mas hoje tenho absoluta certeza de que essa frase é muito certa! Universidade é um mundo completamente diferente, estou estudando o dobro do que eu estudava ano passado. Mas acredito que o terceiro ano me ajudou de certa forma, pois foi em 2009 que eu criei um hábito de estudo diário.

Sobre a inclusão do ENEM no ano passado, apesar de todo o estresse da mudança e do roubo das provas, acredito que trouxe um conforto maior, pois sabíamos que seria uma prova mais simples do que a de vestibular normal. Portanto pude dar mais ênfase às discursivas, mas claro sem me esquecer de estudar as outras matérias.

mini_raylaine_2010

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades