Os professores do Ensino Fundamental I das Unidades de Vila Velha e de Vitória, participaram da formação coletiva “O uso da metacognição como estratégia de aprendizagem em Ciências”, dirigida por Régis de Campos Oliveira (SP), assessor da Experimenta e doutor na área de concentração em ciências da natureza. Nesse encontro, além da discussão relevante sobre o método investigativo, os outros assuntos mais abordados foram as etapas da monitoração cognitiva, as condições internas do aluno para o processo de aprendizagem e o papel do professor na promoção de um clima favorável ao desenvolvimento do sujeito, proporcionando mecanismos de interação e de superação, na intenção de levá-lo a refletir sobre as possibilidades e os obstáculos a serem transponíveis para a sua busca pelo conhecimento. No fim desse encontro, o assessor apresentou dados de pesquisas mundiais sobre a temática em foco e sobre a aplicação das estratégias metacogniticas presentes no material CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade – utilizado pela Instituição Darwin.
Conheça as escolas
mais próximas a você!