Ao longo do primeiro trimestre letivo, alunos dos 9ºs anos das Unidades de Vitória e de Vila Velha trabalharam, nas aulas de História, a implantação do Regime Republicano no Brasil e o estudo referente à primeira Constituição Republicana de 1891, que os levaram a conhecer as principais características do voto naquele período histórico. Na Primeira Constituição, o voto era aberto somente aos homens maiores de 21 anos e alfabetizados. Mulheres, padres e militares não participavam do processo político daquela época.
A partir de estudos e de reflexões sobre todo esse processo histórico eleitoral, nossos alunos propuseram-se a relacionar e a comparar avanços e retrocessos da vida política brasileira. Perceber que uma situação pode ser vista de diferentes formas, por diversos pontos de vista, é importante para uma educação que visa ao protagonismo. Empoderados pelo conhecimento e pelo senso crítico formaram partidos políticos fictícios, realizaram campanha interna e disputaram, nas urnas, a eleição de Líder Darwin. Em uma ação conjunta com o Serviço de Orientação Educacional, os alunos das turmas do 9º ano tornaram-se protagonistas do projeto Liderança Darwin 2018, tomando frente do processo de formação das turmas do 6º ao 8º ano, compartilhando suas experiências e seus conhecimentos sobre o tema. Nas últimas semanas, os alunos escolheram nas urnas os candidatos à Liderança Darwin de suas respectivas turmas.
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