Nome: Manuela Coutinho
Curso: Direito
Aprovação: Ufes
Darwin: Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Manuela: Eu me transferi para o Darwin apenas na 2ª série, e confesso que fiz uma excelente escolha. Já mantinha um ritmo de estudo desde a 1ª série do Ensino Médio e no Darwin eu o intensifiquei. Prestava bastante atenção às aulas e fazia os exercícios propostos pelos professores. Mantinha contato todos os dias com as matérias e isso além de me ajudar no aprendizado, facilitava no estudo para as provas da semana. Dessa forma, para as provas eu apenas revisava o conteúdo Estudava cerca de uma ou duas horas por dia na 1ª e na 2ª séries.
Na terceira série, porém, foi tudo diferente. Estava ciente de que o tempo dedicado ao estudo nos anos anteriores não seria suficiente, portanto, teria que arrumar mais tempo e me esforçar mais do que nunca para atingir o objetivo da aprovação no vestibular. Desde o início do ano letivo determinei que passaria a tarde na biblioteca da escola revisando as aulas do dia e fazendo os exercícios, e para isso, precisava não menos de que 6 horas por dia, e não raras vezes até 7 horas. Por estar focada no ENEM, eu estudava todas as matérias igualmente não dando preferência às discursivas nesse primeiro período.
Participei dos cursos extras de português e história oferecidos pela escola e tenho certeza que eles fizeram diferença tendo em vista que revisava e aprofundava as discursivas e não conseguiria fazer isso estudando sozinha. Essa rotina era desempenhada de segunda a sexta-feira.
Darwin: Você estudava nos finais de semana?
Manuela: Aos sábados, eu me dedicava exclusivamente aos TQD’s, que considero de grande importância. O meu domingo era reservado para o lazer, sair com a família, com os amigos e ir à igreja. Creio que esse tempo de lazer é essencial na vida do vestibulando, pois o dia-a-dia é estressante e cansativo, demandando um período de descanso.
Darwin: Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Manuela: A escolha pelo curso de Direito nem sempre foi uma certeza para mim. Até o segundo ano do Ensino Médio não conseguia me imaginar exercendo nenhuma profissão. Tinha afinidade com várias matérias e isso tornava a minha escolha bastante difícil. Tendo em vista que história e matemática eram as matérias as quais eu me destacava, minha dúvida então se resumiu aos cursos de Engenharia e Direito. Dúvida essa que persistiu até o início da 3ª série, quando vi que era hora de me decidir. Fui a palestras realizadas pelo Darwin, pesquisei sobre os cursos e fiz um teste vocacional, percebi então que Direito era a melhor escolha a ser feita.
Darwin: Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou P.V.?
Manuela: Como passei na UFES para o 2º semestre, ainda não tive contato com o ritmo de estudo da universidade, mas sei que será totalmente diferente. Certamente terei que estudar bastante, talvez mais do que estudei no 3º ano, mas tenho certeza de que será algo prazeroso e já sem a pressão de ter que passar no vestibular.
Darwin: Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior (es)?
Manuela: Por se tratar do meu primeiro vestibular não participei do modelo de seleção anterior, e considero boa a inclusão do ENEM como a 1ª etapa do vestibular, pois, apesar de termos que assimilar uma grande quantidade de matéria, o nível da prova é tranquilo, reunindo conhecimentos aprendidos desde o Ensino Fundamental. Além disso, o ENEM não favorece a “decoreba” tendo suas questões contextualizadas. Isso nos permite dar um enfoque maior às discursivas, que nesse caso, se tornam o diferencial nesse novo sistema.
Notícias Relacionadas
Mostra de Teatro Darwin 2022 será em outubro 23 de setembro de 2022
Por que estudar no Darwin? 29 de outubro de 2021
Aulas presenciais na unidade Vitória mantidas entre 18 e 20 de março (EFI ao Pré-Vestibular) 17 de março de 2021
Novos horários para as provas presenciais da 1ª e da 2ª séries na unidade Vitória 15 de março de 2021
Conheça as escolas
mais próximas a você!