Nome: Pedro Sodré Malini
Curso: Ciências da Computação
Aprovação: UFES
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Fui aluno de pandemia. Nas duas primeiras séries eu ainda mantinha hábitos de lazer com mais frequência. Estudava cerca 2-3h por dia e usava todo o resto do meu dia para cuidar da casa ou jogar videogame. Na terceira série, fiz concomitantemente o pré-vestibular, e como não passei de primeira, também tive um ano somente dedicado ao
pré-vestibular. Nesses 2 anos eu estudava cerca de 7h por dia útil, sem contar com as 6h que passava no pré-vestibular. Nos finais de semana não conseguia fixar horários, mas em média estudava 10h no fim de semana.
Você reservava algum tempo para lazer?
Eu tinha lazer somente aos fins de semana, mas em alguns eu optava por estudar. Era muito comum eu abdicar do meu tempo de lazer para estudar. Vale destacar que meu lazer não permitia momentos de distração como celular e videogame. Eu sempre tomava meu horário de lazer para sair com amigos ou com minha família.
Você estudava nos finais de semana?
Quase todos os fins de semana eu estudei. Alguns com carga horária menor, outros estudei quase o fim de semana inteiro.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Fiz a opção por eliminação. Eu sempre gostava de matemática e odiava física. Gosto muito de tecnologia. O fator remuneração também pesou na minha decisão. Com esses aspectos eu me encontrei na Ciência da Computação. Minha família me pressionava por medicina, mas escolhi o que eu queria.
Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou Pré-Vestibular?
Eu estudava mais no pré-vestibular.
Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?
Experiência e dimensão do que queria. Fiz meu primeiro ENEM no terceiro ano e não tinha dimensão da carga horária para passar. Eu estudei muito, mas me deixei levar pela visão da minha família para fazer medicina. Eu tive nota para entrar na ciência da computação. Porém optei por não seguir na área por desconhecer o que eu queria de verdade.
Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu?
Tive uma nota muito elevada para o meu curso. Eu fiz uma tabela de notas de corte para cada universidade quando tentei medicina e ciência da computação. No primeiro ano de pré-vestibular eu tinha de colocar alguma opção mais certeira, então estudei onde me colocar com uma nota razoável. Já no segundo ano de pré-vestibular eu fiz uma nota que me aprovaria no meu curso em qualquer universidade, logo não me preocupei com o SISU. Ainda, no primeiro ano de pré-vestibular, eu checava todos os dias as notas no SISU. Já no segundo, nem abria o site para checar, pois sabia que estava aprovado.
Teve dificuldade com o site?
Não tive dificuldades. Posso dizer que o primeiro dia que a nota sai, o site fica instável. Mas logo o problema se resolve. Quanto ao uso do site, achei muito simples.
Como lidou com os estudos nos anos de 2021 e 2022?
Em 2021 eu conciliei escola com pré-vestibular. Fiz tudo EAD. Não recomendo repetirem o que eu fiz, pois o contato presencial no Darwin foi fundamental para o meu ganho de conhecimento. Ser aluno EAD te deixa na vantagem de sair da aula e ir direto estudar.
Contudo, a falta de conversa que você fica sujeito te deixa menos envolvido e te faz esquecer de informações que estudou com o tempo. No segundo ano, minha dedicação foi total ao vestibular. Logo, tive mais tempo para focar no ENEM. Além disso, fui aluno presencial no Darwin. Isso me fez conversar com os professores, perguntar sobre dúvidas que não tirava por achar que estaria “atrapalhando a aula” ao ligar o microfone e criei um senso de estar sendo ajudado nos meus estudos.