Nome: Luana Da Ros Almeida
Curso: Engenharia da Computação
Aprovação: UFES
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Buscava estudar pelo menos duas horas por dia durante as duas séries iniciais. Na terceira série, mantive a rotina de duas horas diárias de estudo, porém aumentei a carga horária nos fins de semana para realizar provas antigas do ENEM e refazer os simulados.
Você reservava algum tempo para lazer?
Sim, geralmente durante à noite, após as minhas aulas, tirava um tempo para distrair a cabeça, assistir séries, ler um livro, etc. Além disso, nunca me privei de sair e relaxar aos finais de semana após cumprir minha meta de estudos.
Você estudava nos finais de semana?
Na terceira série sim.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Comecei a ter algumas opções em mente no meu terceiro ano, mas nada completamente decidido ainda. Já sabia que gostava de exatas e que gostaria de cursar algo nessa área, então logo pensei em cursar Engenharia. Somente tomei minha decisão ao ver minha nota do ENEM e ter certeza de que passaria no que estou cursando atualmente.
Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou Pré-Vestibular?
Acredito que na terceira série estudei mais, principalmente pelo ritmo intenso de aulas, simulados, revisões, entre outros, que o Darwin oferecia. Na universidade, o estudo é muito mais específico, muito mais aplicado à vida real, já no Pré-ENEM é preciso revisar praticamente todas as matérias, pois é imprevisível o que vai aparecer lá na hora da prova.
Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu?
Não tive muita dor de cabeça com isso. Selecionei logo no primeiro dia de Sisu o curso que eu queria e só fui monitorando a minha colocação nos dias seguintes.
Teve dificuldade com o site?
Não, no meu ano foi bem tranquilo.
Como lidou com os estudos nos anos de 2020 e 2021?
Em 2020 foi um ano mais complicado em relação aos estudos. Nos primeiros meses de pandemia eu dei uma relaxada nas minhas horas diárias de estudo, mas depois fui ajeitando minha rotina. Em 2021 já tinha conseguido voltar ao foco, principalmente pela volta parcial das aulas presenciais e pelo “desespero” de estar no meu terceiro ano.