Nome: Eduarda Tumoli Ferreira
Curso: Medicina
Aprovação: EMESCAM
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Durante as séries iniciais do Ensino Médio, sempre priorizei prestar bastante atenção nas aulas e manter uma carga horária de estudos de, em média, duas horas nos dias de semana, folgando aos finais de semana. Isso me ajudou quando entrei no 3º ano, pois a maioria dos assuntos eu só precisava recordar ou me aprofundar um pouco mais, além de ter me ensinado a disciplina de manter uma rotina de estudos. Na 3ª série, continuei focando durante as aulas, mas o estudo em casa passou a ser de em média seis horas por dia. Para mim, sempre foi mais importante a qualidade do estudo do que a quantidade de horas em si.
Você reservava algum tempo para lazer?
No ano de vestibular tentei estabelecer a rotina de praticar um esporte pelo menos três vezes na semana por uma hora. Isso foi fundamental para me ajudar a manter a manter não só a saúde física, mas também a saúde mental durante essa fase tão delicada. Senti a atividade física me ajudou a concentrar ainda mais nos estudos e me manter mais disposta.
Você estudava nos finais de semana?
Durante o terceiro ano sempre priorizei me organizar para terminar de estudar todo o conteúdo da semana até sábado, reservando os domingos inteiros para momentos de lazer com a família/amigos.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Optei pela Medicina faltando dois meses para as provas das faculdades particulares aqui do estado, o que com certeza foi um desafio. Iniciei o terceiro ano querendo cursar economia e com foco nas provas de São Paulo, mas em agosto percebi minha afinidade maior pelas matérias de biomédicas e mudei de objetivo.
Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou Pré-Vestibular?
Os estudos são bem diferentes. Na terceira série o foco do estudo está inteiro nas provas alvo, enquanto na faculdade o estudo não é só para a aprovação no período, mas para sua prática na carreira. Além disso, especialmente na Medicina, a carga horária de aulas e atividades práticas no hospital é bem maior, sobrando menos tempo de estudo individual. Com isso, períodos de estudo maiores são quase que inexistentes, e você aprende a utilizar qualquer pequeno espaço para estudar. Estabelecer uma rotina também se torna mais difícil, já que as escalas variam, fazendo com que as semanas sejam diferentes entre si.
Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?
Não cursei.
Como foi sua organização para concorrer às vagas da UFES pelo Sisu? Teve dificuldade com o site?
Minha prioridade assim que optei pela Medicina foram as particulares do estado, principalmente a Emescam.
Como lidou com os estudos nos anos de 2020 e 2021?
Tentei ao máximo manter minha disciplina e lançar mão dos recursos disponibilizados para mim pela escola. O Darwin se mostrou extremamente organizado durante a pandemia e fiquei apenas alguns dias sem aula. Os professores foram muito solícitos em manter o apoio e qualidade das aulas, o que com certeza facilitou o processo.