Renan de Souza Burlamaqui
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Ao longo das duas séries iniciais do EM, busquei prestar atenção às aulas e fazer as TMs. Começava a estudar para as provas semanais 2,3 dias antes. Quando chegava o dia, já estava tudo revisado e conseguia ir bem na prova, sem desespero. Na terceira série, mantive o estudo regular e constante durante todo o ano, tentando todo dia revisar a matéria dada em sala de aula, para, assim, caminhar junto com os professores das disciplinas nos assuntos trabalhados, fazendo bastantes exercícios para fixar o que era lido na apostila.
Você reservava algum tempo para lazer?
Eu preferia me esforçar mais durante a semana para folgar os finais de semana, e sempre fiz isso, exceto no terceiro ano, quando os fins de semana se tornaram dias de estudo também.
Você estudava nos finais de semana?
No 1º e no 2º ano do EM, eu guardava o final de semana para descansar e para me divertir com amigos e com a família. Já durante o 3º ano, passei a incluir a sexta e parte do sábado como dias de estudo, que eu usava para manter a matéria da semana em dia ou para fazer alguma atividade complementar.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Passei o 3º ano todo com dúvidas, mas tinha uma tendência a escolher Medicina.
Em que época você estudou mais? Atualmente, na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou o P.V.?
Difícil comparar, pois são estilos de cobranças diferentes. Na Universidade, as provas aparecem o tempo todo, e sendo de matérias diferentes, é possível dosar a quantidade de estudo para cada matéria de acordo com as datas das provas. Por outro lado, no 3º ano era necessário manter sempre um estudo constante e completo de todas as disciplinas.
Qual a sua opinião em relação à Ufes fazer sua seleção por meio do ENEM (SISU)?
Não conheci o vestibular da UFES antigo, mas o ENEM como porta de entrada me ajudou. Eu fiz essa prova nos três anos do EM, e, além disso, resolvi provas antigas em casa. Dessa forma, adaptei-me bem e consegui conhecer, de fato, a prova, estando muito preparado no dia do meu vestibular.
Conheça as escolas
mais próximas a você!