Nome: Davi Salazar Bodart
Curso: Direito
Aprovação: UFES
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Para ser honesto, não cheguei a estudar muito nas duas séries iniciais. era aquele aluno que estudava o básico dias antes da prova e conseguia se sair relativamente bem. Participei do Teatro também, na 2ª série, e fiquei bastante focado nisso – mas foi crucial para me ajudar a desenvolver uma organização que apliquei na 3ª série. Assim, nesse ano, percebi que meus estudos (do jeito que eu levava) e as facilidades com algumas matérias não seriam o suficiente para me colocar dentro do Vestibular. Passei a ter a real noção da enorme concorrência e percebi que precisaria me esforçar mais. Desse modo, minha 3ª série foi um ano de grande foco direcionado para o que eu queria. E, com muita dedicação e muitas horas de estudo diário, consegui atingir meu objetivo.
Você reservava algum tempo para lazer?
Com certeza, considero tempo de lazer um dos pilares cruciais para a aprovação. São nos momentos de lazer que seu cérebro descansa e consegue absorver, finalmente, os conteúdos. Tempo com seus amigos e família darão muita motivação para os estudos também, de modo que você possa ver o porquê de realmente querer atingir seu objetivo e encher essas pessoas, tão especiais para você, de orgulho. Nunca esqueça de tirar um tempinho para fazer o que de fato você gosta, e não desperdice esse tempo precioso com “coisas fúteis” – porque provavelmente ele vai fazer falta depois.
Você estudava nos finais de semana?
Costumava deixar o sábado mais livre, no máximo algumas revisões na parte da manhã, correções de simulados, algo mais “leve”. No domingo eu tinha costume de fazer provas antigas, principlamente as do ENEM, que era o meu foco.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Optei no Ensino Médio mesmo. Não lembro exatamente o momento, mas eu sempre tive afinidade com o Direito e achei que pelo meu jeito seria uma área em que me daria bem.
Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série/Pré-Vestibular?
São tipos de estudo diferentes, difícil comparar. Na 3ª série, era o estudo mais direcionado a uma prova só, um momento específico que eu sabia que iria passar. Já na faculdade, estudo para minha formação como ser humano. Na universidade tenho mais espaço para respeitar meus limites. Então, diria que, em quantidade de estudo diário, foi a 3ª série.
Como foi sua organização para concorrer às vagas da UFES pelo SiSU?
Se atente MUITO às datas, elas serão sua bússola. Os prazos são bem fechados, se ligue nisso que não terá erro.
Teve dificuldade com o site do SiSU?
Tive em alguns momentos do dia, em que entrava mais gente. Mas, como era minha maior preocupação no momento, sempre tentava acessar e achava um horário mais “tranquilo” de mexer. Mas fique tranquilo quanto a isso, eles costumam escutar bastante os estudantes e prolongar os prazos, se preciso.
Como lidou com as estudos nos anos de 2020 e 2021?
Tentava lidar de forma leve, que eu sentisse prazer na maior parte do processo e fosse algo que me agregaria como ser humano. Tentava aplicar os conhecimentos no meu dia a dia: mesmo nas horas em que não estava estudando, diretamente, lembrava de parte da matéria nas tarefas mais simples. E acho que assim que tem que ser: você precisa ter uma relação boa com os estudos e fazer que eles entrem com leveza na sua vida. Haverá momentos em que você não vai querer, é claro, mas é tudo sobre disciplina e constância – aí é que está a chave.