Nome: Ana Carolina Oliveira Portela Neves
Curso: Direito
Aprovação: UFES – SiSU 2021/1
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Em primeiro lugar, geralmente a pergunta mais comum no Ensino Médio é “Você estudava todo dia?”. Então, antes de tudo, vou respondê-la de imediato. Bem, por um lado, não vou mentir e dizer que sim, porque eu não estudava em período de provas. Mas, como no Darwin quase o ano todo é período de provas, posso dizer que sim, no final eu praticamente estudava todos os dias. Eu entrei aqui na 1ª série do Ensino Médio, pelo auxílio do Bolsão. Desde que eu entrei, sabia que, para conseguir desconto na 3ª série (ano em que não há Bolsão na unidade Vila Velha), eu precisaria de notas boas nos dois primeiros anos – pois dependendo do meu histórico, eu poderia conseguir desconto e permanecer no Darwin. Caso contrário, eu não teria condições de continuar.
Com isso em mente, me dediquei muito para todas as matérias. Eu estudava no vespertino, então acordava cedo, por volta das 7h30, para ter meu tempo de estudo, pois todos os dias às 10h eu ia à academia. Nas matérias que eu sabia que estava mais tranquila, acordava mais tarde, porque já estava “dominando” aquela área (geralmente Humanas) – mas, mesmo assim, nunca deixei de estudá-las. E, com esse método, vivi os dois anos sem nenhuma recuperação.
Quando cheguei à 3ª série, percebi que, pelo fato de eu ter me dedicado nos anos anteriores, as matérias ainda estavam “frescas” na minha memória; o que me auxiliou muito nos estudos para o vestibular. Vi vários amigos que só começaram a realimente estudar na 3ª série passarem mais sufoco que o normal no vestibular, então é sempre bom já chegar preparado. Ainda mais dependendo da faculdade ou do curso que você quer, no meu caso, Direito na UFES.
Sobre a minha carga horária na 3ª série, agora sim, tudo ficou mais pesado. Formei em 2020, ou seja, ano da pandemia. Meu estudo foi 100% online. Durante a manhã, eu assistia às aulas. Após o almoço, eu estudava por quatro horas seguidas, parando apenas para um lanche no meio da tarde. eu sempre tive facilidade de estudar sem parar, então não foi um sacrifício muito grande. Mas chegou em um momento do ano em que tudo era demais. Ler qualquer frase me deixava exausta, mas, mesmo assim, eu não desisti. E valeu a pena.
Você reservava algum tempo para lazer?
Sim. Em nenhum dia eu estudava durante a noite, nem mesmo na 1ª e na 2ª séries. Mas eu sempre fui a favor da ideia de que, se a pessoa não tira um tempo para si mesma no ano do vestibular, o cansaço pode derrotá-la em algum momento. Apenas durante o primeiro semestre de 2020, uma vez por semana, eu tinha curso de Redação durante à noite. E na minha 3ª série, entre o horário de almoço até as 14h, eu costumava tirar uma soneca para descansar a cabeça. Ademais, aos sábados eu também não estudava, em nenhum horário.
Você estudava nos finais de semana?
Na 1ª e na 2ª séries, eu costumava estudar no domingo quando via necessidade. Mas, na 3ª série, todo domingo eu me dedicava exclusivamente para Redação. Os sábados permaneceram livres.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Foi no final da 2ª série, com auxílio de psicóloga em teste vocacional. Eu nunca soube o que realmente gostaria de estudar na faculdade, mas sabia que era algo de Humanas. O teste me direcionou para Direito, e eu aceitei.
Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série/Pré-Vestibular?
Definitivamente, quando eu cursava a 3ª série. Hoje em dia, na faculdade, não consigo ficar quatro horas estudando, acho que meu cérebro perdeu o costume depois de toda a exaustão que passei estudando para o vestibular. Sem contar que, antes de eu entrar na UFES, houve um período de defasagem de quatro meses entre o resultado do SiSU e a minha entrada efetiva. Então, é provável que eu também tenha perdido o costume. Mas na 3ª série eu realimente estudava mais, tudo para garantir minha vaga na federal.
Como foi sua organização para concorrer às vagas da UFES pelo SiSU?
Desde que decidi meu curso, eu sempre quis fazer federal. E depois de pesquisar a UFES, vi o quão renomeado o curso de Direito é lá. Então, em todos os dias do SiSU, essa foi a única opção que selecionei para concorrer.
Teve dificuldade com o site do SiSU?
Sim, muita. O site do SiSU é péssimo. Em primeiro lugar, eles avisam que vai sair uma hora, mas sai duas horas depois. Em segundo lugar, o site tem o costume de cair, por causa dos vários acessos. Mas, quando chega o momento em que você realmente abre o site e vê a sua colocação, é incrível.
Como lidou com as estudos nos anos de 2020 e 2021?
O ano de 2020 foi o mais difícil. Lidar com estudos para o vestibular pela primeira vez, enquanto eu estava trancada em casa, não foi nem um pouco fácil. Tanto para os estudos quanto para o meu psicológico. Era difícil me concentrar de verdade nas aulas durante os primeiros meses, pois os ambientes da casa cheia e de uma sala de aula silenciosa são muito diferentes. Mas em algum momento acho que me acostumei, mesmo sabendo que ainda tinha um rendimento de estudo menor do que teria se eu estivesse fora da minha casa. Já o meu psicológico: para sobreviver à sobrecarga do vestibular somada à da pandemia, minhas sessões semanais com psicóloga ajudaram muito. Acho que, independente de estar na pandemia ou não, o auxílio de um profissional é muito importante para o psicológico do vestibulando. Minha saúde mental foi essencial para eu não desistir, ainda mais naquele ano.
Em 2021, também ainda em EAD, eu iniciei a faculdade em junho (a UFES estava com meses de atraso), mas foi tranquilo. O primeiro período é tranquilo, geralmente pela introdução ao curso. Mas também não deixei de estudar, mesmo que a carga horária de estudos tenha sido bem menor que a da 3ª série.