No Infantil IV, a curiosidade e a descoberta fazem parte do dia a dia das crianças. Foi nesse clima de exploração e aprendizado que a turma mergulhou na dinâmica “Contar-se”, uma proposta desenvolvida no Pense+ em parceria com as famílias. O objetivo era simples, mas repleto de significado: conhecer um pouco mais sobre cada colega, identificar semelhanças e diferenças e transformar essas informações em um divertido gráfico com cubos.
A atividade começou dias antes, com um bilhete enviado às famílias, explicando a proposta e solicitando informações sobre os pequenos. Cada criança trouxe de casa dados valiosos: idade, tamanho da camiseta, presença ou não de um animal de estimação, entre outros detalhes que ajudariam a compor o grande mosaico da turma.
Na sala, o entusiasmo era visível. Em roda, os alunos compartilharam suas descobertas com alegria: “Eu tenho um cachorrinho!”, “Minha camiseta é tamanho 6!”, “Eu já tenho 5 anos!”. Aos poucos, perceberam que, apesar das diferenças, também havia muitas semelhanças entre eles.
Depois, chegou o momento de organizar todas essas informações de forma concreta. Utilizando cubos coloridos, a turma montou um gráfico visual, agrupando as respostas e analisando os resultados. Qual o tamanho de camiseta mais comum? Quantas crianças têm um bichinho de estimação? Quem é o mais velho e o mais novo da turma? Com o auxílio da professora, foram comparando os números e descobrindo como os gráficos podem contar histórias de maneira simples e divertida.
A experiência não só fortaleceu a noção de identidade e pertencimento, mas também introduziu conceitos matemáticos de forma natural e envolvente. As crianças não apenas aprenderam sobre si mesmas e seus colegas, mas também desenvolveram habilidades como contagem, classificação e interpretação de dados.
E assim, entre sorrisos e descobertas, a turma do Infantil IV mostrou que aprender pode – e deve – ser uma grande brincadeira compartilhada entre escola e família.
Conheça as escolas
mais próximas a você!