Nome: Rodrigo Medeiros de Nazareth
Curso: Engenharia Mecânica
Aprovação: UFES
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série? Você reservava algum tempo para lazer? Você estudava nos finais de semana? Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando? Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou Pré-Vestibular? Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu? Teve dificuldade com o site? Como lidou com os estudos nos anos de 2020 e 2021?
Para obter êxito nos objetivos que eu tinha em mente foi necessário ter organização em todos os aspectos, não somente no momento de estudar. Precisei ter disposição, disciplina e força de vontade para dormir cedo, me alimentar melhor, beber bastante água, ter vida social e familiar e me dedicar aos estudos. Pela manhã eu ia à academia, à tarde ia para a escola e à noite eu estudava. É importante equilibrar todos os aspectos para manter a saúde mental, pois a pressão é grande.
Nos dois primeiros anos do Ensino Médio eu estudava mais próximo às provas e no 3º ano foram, no mínimo, 3 horas diárias. Como eu sempre prestei muita atenção no que os professores ensinavam, eu conseguia aprender os conteúdos durante as aulas, demandando uma carga menor de estudo em casa. Na 3ª série, durante a semana, me dedicava bastante aos estudos e nos finais de semana eu procurava ter momentos de lazer, sem deixar de estudar um pouco também quando tinha simulado e perto do ENEM. O curso de redação que fiz aqui no colégio foi fundamental para que eu atingisse uma ótima pontuação, já que Linguagens não era o meu ponto forte.
No ano de 2020 eu cursava a 2ª série do EM. Foi muito difícil focar nos estudos devido à pandemia, pois as aulas eram on-line e eu estava desmotivado a assistir as aulas e a estudar em casa, só estudando bem próximo às provas. No início da 3ª série permaneceram as aulas EAD, mas logo voltaram a ser presenciais, o que muito contribuiu para o meu bom resultado.
Sempre tive bastante facilidade com o raciocínio lógico e, aos poucos, fui percebendo minha habilidade para as Exatas, o que me ajudou a decidir pela Engenharia Mecânica. Tanto na 3ª série quanto na faculdade é necessário estudar e eu procuro me dedicar, porém eu estudo muito mais na faculdade por conta da dificuldade das disciplinas. O foco é diferente, mas sem estudo e empenho fica muito complicado.