Nome: Júlia Seidel Caetano
Curso: Medicina
Aprovação: EMESCAM
Como foi a sua carga horária de estudos nas duas séries iniciais do Ensino Médio? E na terceira série?
Minha carga horária nos dois primeiros anos não era tão intensa. Estudava bem durante a semana e reservava os finais de semana para mim, a menos que precisasse estudar para uma prova. Mas tentava ao máximo cumprir com as atividades e não deixar as coisas acumularem. Já no terceiro ano, com certeza a carga horária aumentou e teria sido maior se não fosse a pandemia. Como ficava em casa o tempo todo, não gastava muito tempo com deslocamentos, por exemplo, o que fazia com que sobrasse mais tempo durante o dia para cumprir com os estudos. Não consegui dividir muito bem os dias de semana de final de semana por causa do contexto, então acabava misturando bastante estudos e descanso até num mesmo dia.
Você reservava algum tempo para lazer?
Sempre. No início do primeiro ano, entrei num ritmo muito frenético de estudos, focando no vestibular e acabei passando mal, pela sobrecarga mesmo. Então nos próximos anos tentei ao máximo me priorizar e não deixar de cuidar da minha saúde para que isso não acontecesse novamente.
Você estudava nos finais de semana?
Era inevitável deixar o final de semana totalmente livre, sempre tinha uma prova para estudar ou um simulado para fazer. Mas com certeza passava menos horas focada do que em um dia de semana.
Como e quando você fez a opção pelo curso que está frequentando?
Desde pequena eu ouvia da minha família que eu tinha potencial para cursar Medicina. Mais velha, estudando biologia na escola, sempre me encantei pelo funcionamento do corpo humano, e meus professores sempre me incentivaram e me encorajaram a fazer essa escolha. Então quando chegou a hora de decidir já estava quase concretizado no meu coração. Mas passei por uns meses de dúvida, claro, considerei vários cursos, em vários extremos de matérias, mas acabei voltando para o ponto de partida.
Em que época você estudou mais? Atualmente na Universidade, ou quando cursava a 3ª série ou Pré-Vestibular?
Sem dúvidas estudo muito mais agora na faculdade. Além da carga horária ser muito maior, as matérias são mais complexas e aprofundadas. As aulas não são “mastigadinhas”, não tem um material prontinho… preciso correr atrás bem mais.
Se você cursava o Pré-Vestibular, o que faltou para ter conseguido a aprovação no(s) ano(s) anterior(es)?
Fui aprovada no terceiro ano mesmo.
Como foi sua organização para concorrer as vagas da UFES pelo Sisu?
Logo no começo da pandemia, acabei optando por focar mais nas particulares do estado, pois percebi que na condição que as coisas estavam não conseguiria fazer as duas coisas, pois as provas têm estilos completamente diferentes. Fiquei com medo de não fazer nem um nem outro no final das contas. Por isso acabei não correndo muito atrás do ENEM.
Como lidou com os estudos nos anos de 2020 e 2021?
Foi um período bem delicado, de muita insegurança e muita ansiedade. Apesar de não ter desistido em nenhum momento e ter conseguido manter uma rotina de estudos, não faltaram momentos de choro e aflição, vontade de jogar tudo para cima. Mas, por outro lado, o fato de ficar em casa com aulas online me ajudou a alcançar meu objetivo nas particulares, porque tinha mais tempo para me dedicar aos cursinhos e matérias específicas das provas que queria. Foi um desafio, mas com muitos aprendizados.