Tendo como referência o projeto colaborativo do 9º ano do Ensino Fundamental II, a leitura do livro Maus, que é uma narrativa de Art Spiegelman, ao escrever sobre a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto, os estudantes desenvolveram atividades sobre o preconceito e sobre a intolerância, temas centrais do livro. A atividade permitiu aos alunos apresentar e discutir os tipos de preconceitos, praticando o hábito do ouvido atento, da habilidade colaboração.
Os alunos, em grupos, escolheram o tipo de preconceito e organizaram a apresentação por meio de uma entrevista ou de um depoimento pessoal. Entre os tipos de preconceitos: o racial, o social, o machismo, a homofobia, a intolerância religiosa e a xenofobia.
A atividade provocou uma rica discussão e uma reflexão as quais permitiram desenvolver habilidades e hábitos conectados ao livro e ao cotidiano dos estudantes, visando à prática de novos ensinamentos e de novos valores em relação ao outro. no images were found
Conheça as escolas
mais próximas a você!