A viagem cultural às Serras Gaúchas (Gramado, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis e Canela) permitiu vivenciar e conhecer parte da cultura do Rio Grande do Sul, da diversidade sociocultural do estado, da infraestrutura das cidades voltadas, principalmente, ao turismo e aprender mais sobre conviver com as diferenças e em grupo.
Os alunos da 2ª série participaram do Projeto Estudando Fora da Escola, que tem como objetivo permitir a convivência com o outro e aprender sobre o lugar e, principalmente, possibilitar que cada um tenha experiências que colaborem no crescimento como pessoa e cidadão.
Em todos os lugares visitados, os estudantes depararam com culturas muito diferentes das do nosso estado. Analogias eram feitas a todo o momento.
Um grande diferencial desta viagem e em relação às anteriores foi o grupo no WhatsApp formado pelos professores acompanhantes, pela DNA Turismo e pelos Pais dos alunos. O grupo interagiu muito e o blog criado para a viagem era alimentado com postagem rápidas sobre os lugares onde eles estavam. Os pais acompanharam, por meio das ferramentas de comunicação oferecidas, todo o percurso. Ao término do projeto, no WhatsApp, muitos agradecimentos à Escola pelo projeto e aos professores pela organização, pelo profissionalismo e pelo carinho com seus filhos.
“A viagem a Gramado e as outras cidades foi incrível, uma experiência que foi diferente do que eu esperava, com outra perspectiva de Brasil. Cada visita era única e, além de contribuir para nosso conhecimento cultural, afinal, tudo lá é muito diferente, as cidades são muito organizadas e a população muito educada. A experiência construiu memórias maravilhosas que levarei para a vida.”, relata Tháiza Vitória Bellumat, aluna da 2ª série da Unidade de Vila Velha.
De acordo com a estudante Sarah Frizera Rodrigues, foi uma viagem incrível, uma cultura preservada, com forte influência das culturas alemã e italiana, tanto nos costumes, nas comidas, quanto na arquitetura que se observa por todas os lugares visitados.
“Um lugar histórico, que vive principalmente do turismo, onde aprendi muito, me diverti, fiz novas amizades, visitei vários locais interessantes. Parece outro país, as pessoas são muito educadas. Foi uma lição para a vida. Educação e respeito para manter o ambiente físico e social em que vivem. O respeito para eles é fundamental. Lá os valores são mantidos. Obrigada a todos que fizeram parte dessa viagem comigo”.
Clique aqui e confira as fotos!
Conheça as escolas
mais próximas a você!